O valor de um selo
de responsabilidade social torna-se sem validade ou importância caso o conceito
ou causa a qual ele se refere não esteja claro ou internalizado na mente do
consumidor ou da empresa. Ou seja, o selo traz apenas um valor simbólico
para o compromisso de uma empresa com este conceito ou causa social. Sendo
assim, mais importante do que participar dos processos de comunicação e
conscientização sobre como uma "marca" está associada a uma causa
social, empresas devem estar dispostas a promover a causa social com
desprendimento de intenções e busca de melhoria de qualidade de vida da
sociedade.
Logicamente, não consigo enxergar
nem "perigo", nem muitos aspectos positivos na criação de selos para
ações socialmente responsáveis. Seria até ingenuidade pensar desta maneira.
Além disso, seria atribuir um peso a um valor simbólico que ele verdadeiramente
não possui. O envolvimento de empresas com causa sociais não traz benefícios
financeiros imediatos para a empresa. Todos os estudos que tentaram demostrar
esta relação causal entre o envolvimento da empresa em causas sociais e ganhos
financeiros (em função de melhor imagem ou outro aspecto de marketing)
constatam que isto simplesmente não acontece. Estudos que demonstram o
contrário, geralmente, apresentam sérios problemas metodológicos ou são
claramente tendenciosos. O conceito de investimento social privado, por
exemplo, deve ser sempre colocado dentro de uma perspectiva de
sustentabilidade organizacional e social de longo prazo e não de lucro
imediato em função deste envolvimento. Devo reconhecer que um selo
não contribui muito na discussão mais complexa e pertinente de sustentabilidade,
porém, também não interfere.
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