segunda-feira, 21 de março de 2016

Qual a importância de um selo de responsabilidade social corporativa

O valor de um selo de responsabilidade social torna-se sem validade ou importância caso o conceito ou causa a qual ele se refere não esteja claro ou internalizado na mente do consumidor ou da empresa. Ou seja, o selo traz apenas um valor simbólico para o compromisso de uma empresa com este conceito ou causa social. Sendo assim, mais importante do que participar dos processos de comunicação e conscientização sobre como uma "marca" está associada a uma causa social, empresas devem estar dispostas a promover a causa social com desprendimento de intenções e busca de melhoria de qualidade de vida da sociedade.

    Logicamente, não consigo enxergar nem "perigo", nem muitos aspectos positivos na criação de selos para ações socialmente responsáveis. Seria até ingenuidade pensar desta maneira. Além disso, seria atribuir um peso a um valor simbólico que ele verdadeiramente não possui. O envolvimento de empresas com causa sociais não traz benefícios financeiros imediatos para a empresa. Todos os estudos que tentaram demostrar esta relação causal entre o envolvimento da empresa em causas sociais e ganhos financeiros (em função de melhor imagem ou outro aspecto de marketing) constatam que isto simplesmente não acontece. Estudos que demonstram o contrário, geralmente, apresentam sérios problemas metodológicos ou são claramente tendenciosos. O conceito de investimento social privado, por exemplo, deve ser sempre colocado dentro de uma perspectiva de sustentabilidade organizacional e social de longo prazo e não de lucro imediato em função deste envolvimento. Devo reconhecer que um selo não contribui muito na discussão mais complexa e pertinente de sustentabilidade, porém, também não interfere.   

    O selo exerce uma função muito específica. Por exemplo, os correios de diversos países criam novos selos a cada ano para envio de correspondências. No entanto, a função do selo é apenas indicar que a taxa de transporte de uma encomenda ou carta foi devidamente paga. Talvez, uma analogia com o caso de selos para ações socialmente responsáveis poderia seguir o mesmo raciocínio. Novos selos serão continuamente criados para estampar melhor o envolvimento de algumas empresas com causas sociais, porém, a função desses selos será sempre indicar que a empresa está também pagando uma taxa para dizer que se envolve na melhoria da qualidade de vida da população na hora de empacotar seus produtos. No caso dos correios, não sei distinguir bem a diferença entre um selo que estampa a imagem de Tiradentes ou da bandeira nacional. Tenho que confesar que fico mais interessado em abrir logo a minha correspondência ou produto e ver se realmente o conteúdo contribui para melhorar o meu trabalho e bem estar. Sendo assim, deixo a análise do valor dos selos para os colecionadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário